Na vanguarda da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou homens LGBTs a doarem sangue, o Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF) está em campanha para promover a doação desse grupo social tão discriminado na sociedade. Como forma de promover a campanha, máscaras com o símbolo do arco-íris foram confeccionadas com apoio do Sindsprev/RJ.
Proferida em 8 de maio deste ano, a decisão do STF considerou inconstitucional a proibição antes imposta pelo Ministério da Saúde à doação de sangue por parte da comunidade LGBT.
“O Hospital Cardoso Fontes mostra agora que está na vanguarda da decisão do STF porque entendemos que a proibição de doações de sangue da comunidade LGBT perpetuava o preconceito institucionalmente. Vamos dar voz a essa ação de vanguarda do hospital.
Que venham todos os doadores LGBT. Será uma ação ainda mais importante, até porque o Banco de Sangue do hospital está com estoques em baixa”, explicou Cristiane Gerardo, servidora do Hospital Cardoso Fontes e dirigente do Sindsprev/RJ.