22 C
Rio de Janeiro
sábado, abril 27, 2024
spot_img

Em defesa das 30h semanais, rede federal protesta dia 7/4, às 11h, em frente ao Nerj. Compareça!

Servidores da rede federal do Rio fazem, na próxima quinta-feira (7 de Abril – Dia Mundial da Saúde), ato unificado em defesa da jornada de 30h semanais, que está sob ameaça de suspensão pelo Ministério da Saúde. Organizada pelo Sindsprev/RJ, a manifestação será realizada às 11h, em frente ao prédio da Superintendência do Ministério da Saúde no RJ (rua México, 128 – Centro).

Para organizar a participação nas manifestações de 7/4, os trabalhadores do Inca fazem uma assembleia virtual nesta segunda-feira (4 de Abril), a partir das 19h. Entre outros pontos, os trabalhadores do Inca lutam para serem incluídos nos termos da Portaria 260, que reconheceu o direito da rede federal a praticar a jornada de 30h semanais, como parte do acordo de greve firmado em 2014.

O link para participação na assembleia do Inca está disponível abaixo:

 

Assembleia do Inca

Como parte da luta em defesa das 30h semanais, esta semana dois dirigentes do Sindsprev/RJ, Cristiane Gerardo e Sidney Castro, reuniram-se com as deputadas Talíria Petrone (PSOL-RJ) e Rosângela Gomes (Republicanos-RJ), que comprometeram-se a promover articulações, junto aos demais parlamentares, no sentido de barrar as tentativas do Ministério da Saúde de desrespeitar a jornada de 30h semanais praticada há anos pelos servidores da rede federal.

Antes do encontro com as duas deputadas, o Sindsprev/RJ já havia elaborado uma carta aos parlamentares do Congresso Nacional, explicando a necessidade de fazer o Ministério da Saúde respeitar o acordo de greve de 2014 e o previsto na Portaria 260 sobre as 30h semanais. A carta também foi enviada à Cogepe do Ministério da Saúde. Leia a íntegra do documento, clicando no link abaixo:

CARTA-AOS-PARLAMENTARES-PDF-2-1

Na última segunda-feira (28/3), dirigentes do Sindsprev/RJ reuniram-se presencialmente com a titular da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe) do Ministério da Saúde, Danielle de Oliveira Magalhães Santos, a quem apresentaram o histórico de conquista da Portaria 260/2014, editada após o acordo de greve daquele ano. Em resposta, Danielle Santos tentou deslegitimar aquele instrumento de negociação ao afirmar que ele não foi ratificado pelo Ministro da Economia, e que hoje “não teria mais autonomia negocial”.

As declarações de Danielle Santos foram prontamente rebatidas pelos representantes do Sindsprev/RJ, que reafirmaram a legitimidade do processo negocial e do acordo de greve firmado em 2014, processo este ratificado pelo próprio Ministério da Saúde por meio da publicação da Portaria 260, consolidando o reconhecimento das 30h semanais.

Veja outras postagens sobre a luta em defesa das 30h semanais:

 

Ato realizado em março, no Nerj

Reportagem de vídeo sobre o ato no Nerj

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias