21 C
Rio de Janeiro
sábado, abril 20, 2024
spot_img

Contratados da saúde federal: nesta quarta (21/10), às 10h, todos à Alerj pela anulação do certame

Nesta quarta-feira (21/10), profissionais contratados da rede federal de saúde do Rio ocupam novamente as escadarias da Alerj, no Centro, para protestar contra as irregularidades do certame aberto em agosto deste ano pelo Ministério da Saúde. A manifestação vai começar às 10h. Se você é contratado da rede federal, participe.

O Sindsprev/RJ e os profissionais querem a anulação do certame, que excluiu 70% dos profissionais atualmente em atividade na rede federal, por conta de irregularidades como a não observância da bonificação de 1 ponto adicional para cada ano de experiência comprovada pelos candidatos e o redirecionamento arbitrário de candidatos para vagas destinadas a deficientes físicos, mesmo quando tais candidatos disputavam vagas de ampla concorrência.

Durante a manifestação desta quarta-feira (21), o Sindsprev/RJ e uma comissão de representantes dos contratados vai novamente contactar parlamentares da Alerj na busca de apoio pela anulação do certame.

Dia 30/9, durante audiência presencial com parlamentares e o Sindsprev/RJ, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou ter solicitado uma análise completa de todos os problemas verificados no certame aberto em agosto. O ministro também disse ter consultado a Secretaria de Atenção Especializada de sua pasta sobre a possibilidade de se abrir uma janela para reinserção de dados dos candidatos inscritos no certame.

No entanto, até o momento nenhuma medida concreta foi tomada pelo Ministério no sentido de preservar os direitos dos candidatos que, embora preenchessem todos os requisitos exigidos pelo edital, foram inexplicavelmente eliminados e prejudicados.

Profissionais com larga experiência na rede federal tiveram pontuação zerada no certame – Foto: Mayara Alves.

De 5 a 8 de outubro, servidores dos hospitais federais Cardoso Fontes, da Lagoa, dos Servidores do Estado (HFSE), do Andaraí, de Ipanema e de Bonsucesso fizeram assembleias de base nas quais referendaram a luta pela anulação do certame e contra as demissões de contratados.

“Exigimos a anulação do certame, que prejudicou a maioria dos profissionais em atividade na rede federal. Faço um apelo especial para que todos os contratados compareçam à Alerj na manhã desta quarta-feira. A presença do maior número de contratados vai ser decisiva para revertermos a situação. Não podemos recuar agora”, afirmou Sidney Castro, da direção do Sindsprev/RJ.

Assista ao vídeo da assembleia realizada no Hospital Federal do Andaraí, com imagens do cinegrafista Luis Azevedo Maciel, clicando no link abaixo:

 

NOticias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

Noticias